Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Visita ao Honenin Temple Amitabha Buddha, 13/04/12

Origem

Honenin é um Templo da Seita Jodo, escola independente do Budismo, fundada pelo sacerdote Honen (1133-1212) que, devido às suas pregações revolucionárias para época, foi considerado um herege pelas seitas budistas tradicionais. Aos 75 anos, no ano de 1207, foi exilado e teve suas instalações destruídas. Em 1680, o local foi restaurado, como um centro de invocações budistas, pelo sacerdote Nincho.

A construção principal abriga a imagem de Amitabha Buddha, esculpida em madeira pelo próprio sacerdote Honen e, em todas as manhãs, são oferecidas 25 flores frescas na plataforma do altar. Esse local refrescante, calmo e sereno está localizado ao Norte de Kyoto, na região de Higashiyama. Pouco visitado, conserva suas caracteristicas originais e uma paz contagiante.

Relação com Meishu Sama

Segundo relatos publicados no livro Miyato Shinobite, escrito por Jitaro Moriama, Meishu Sama visitou o Templo Honenin em 30/05/1951 e falou sobre a importância do lugar, que abriga a imagem de Amita. Esse local sagrado corresponde ao número 6 dentro da trilogia de Miroku 5, 6 e 7. Em que 5 corresponde ao Sol, 6 à Lua e 7 a Terra. Dentro desse simbolismo, Meishu Sama estabeleceu que 5 é Kannon (localizado no Templo Messiânico Heian), 6 é Amita (localizado no Templo Honenin) e 7 é Shakyamuni (localizado no Templo Seiryo-ji). Da força desses três locais sagrados é que o poder de Miroku (ou Maitreya - o Buda do Futuro) é gerado.

Desde antigamente, fala-se sobre o encontro dos Três Miroku como algo envolvido em muito mistério, mas Meishu Sama revela que é o encontro de Kannon, Amita e Shakyamuni e que dessa força nascerá o Reino do Céu na Terra, um mundo de Verdade, Virtude e Beleza, isento de pobreza, doenças  e conflitos.

Os três Templos são próximos e estão localizados em Kyoto. Hoje, visitamos o Templo Honenin, o Templo de Amita, e nos próximos dias, iremos ao Templo Messiânico Heian e ao Templo Seiryo-ji, para completarmos, assim, a trilogia revelada por Meishu Sama.

Entrada

Portal

Suaves degraus de pedra que dão acesso ao portão principal

Portão Principal


Jardim de areia com desenho de sakura em homenagem a primavera, estação tão esperada e celebrada no Japão


Lago de carpas

Construção principal que abriga a imagem de Amita. Aberto apenas em duas temporadas por ano. 


Imagem de Jizo Bossatsu (Divindade Budista, protetor das crianças), numa caverna de pedras.




Toro - luminária japonesa



Caminho que dá acesso ao portão principal



A natureza do Templo é bem pujante





Honenin é um Templo muito especial, um local tranquilo, onde se ouve o canto dos pássaros, o barulho dos próprios passos no suave piso de pedra, o farfalhar da vassoura de bambu no jardim de areia...
É um local bem diferente dos outros templos que fazem parte do roteiro turístico mais conhecido no Japão. Aqui sentimos a força da natureza aliada à beleza e simplicidade das construções. Embora o templo esteja aberto ao público durante todo o ano, as construções principais só abrem em duas temporadas: de 01 à 07 de abril e de 01 à 07 de novembro. As pinturas internas da construção principal, consideradas importante propriedade cultural do país, são de Kano Mitsunobu (1565-1608). No Japão é assim: você pode apreciar arte, espiritualidade, cultura e beleza natural num só lugar.


Assista aos breves videos do Reverendo Nakahashi durante sua visita ao Templo Honenin em 13/04/2012






Fim

2 comentários:

  1. Querida Karina, foi um prazer ler essa postagem! Além da história ainda termos a oportunidade de ver esse templo tão lindo!
    Perece que conseguimos sentir a harmonia, o silêncio e a paz do local!
    Parabéns!!!
    Estou esperando as próximas postagens, que bom que seu fuso está ajudando esse compartilhar tão bonito!!! hahahah
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ordem, simplicidade, limpeza, cuidado, zelo, materializam o profundo e verdadeiro respeito ao Sagrado. A sensibilidade e a harmonia predominam não só nas construções mas também nos jardins e na paisagem como um todo. Quanta serenidade! É tudo tão maravilhoso!...

    ResponderExcluir