Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Seiryo-ji. Principal Templo dedicado a Sakiyamuni, no Japão. Visitado em 18/04/2012


  • Templo Seiryo-ji


O Templo Seiryo-ji, mais conhecido como Sagashakado (a casa de Sakiyamuni Tathagata em Saga), localizado em Saga, Kyoto, foi fundado em 945 d.C. por Chomei Shinnou, membro da família imperial. Passou por vários incêndios e foi reconstruído diversas vezes, sendo que sua última reconstrução − que se mantém até hoje − se deu em 1701, por iniciativa do 5º Tokugawa, Shogun Tsunayoshi. O que torna o Templo Seiryo-ji um dos mais importantes do Japão é uma imagem, entronizada no altar principal, em que Sakiyamuni está em pé.


Imagem de Sakiyamuni Tathagata (tesouro nacional do Japão)


  • Imagem de Sakiyamuni Tathagata, tesouro nacional do Japão


O Templo Seiryo-ji destaca-se como o principal Templo dedicado a Sakiyamuni, no Japão, por abrigar uma das mais importantes imagens do país representativas de Buda Gautama − neste caso aos 35 anos de idade. Trata-se de uma réplica da legendária imagem indiana de Shaka Nyorai (datada de 985 d.C.), que o sacerdote Chonen, do Templo Todai-ji, em Nara, Japão, mandou fazer sob encomenda.

Diz a lenda que a história da imagem original de Shaka Nyorai é a seguinte: Buda Gautama (Sakiyamuni) ainda jovem, aos 35 anos de idade, teria partido, juntamente com sua mãe, Maya, em direção à Montanha Tori-Ten, para se aprimorar. Então, o Rei Udayana (rei na Índia dessa época), apreensivo pela possibilidade de Sakiyamuni não retornar, mandou que se fizesse uma estátua perfeita à sua imagem, a qual foi esculpida em uma madeira perfumada, denominada "sendan". Após três meses de sua partida, Sakiyamuni regressa e, assim que vê a sua própria imagem esculpida em madeira, fica tão impressionado, que diz que, quando morresse, essa imagem o substituiria na Terra para a salvação do mundo.

Anos mais tarde, essa estátua originalmente feita na Índia teria atravessado o Himalaia e chegado à China, quando então o sacerdote Chonen, que estava em viagem pela China por volta do ano 985 d.C, pediu que se fizesse uma réplica da mesma, levando-a depois para o Japão.

A imagem que retrata Buda vivo é um modelo anatômico do corpo humano, com dentes na boca, um espelho na cabeça (que talvez representasse o cérebro), cristais pretos nos olhos, cristais nas orelhas. Nariz e ouvidos são conectados por buracos, e os principais órgãos internos são feitos em cinco cores diferentes de pano, costurados e embalados em seda, depositados dentro da barriga da estátua. Curiosamente, a existência desses cinco órgãos internos foi descoberta por acaso, somente em 1953 − quase mil anos depois da época de sua confecção original − por ocasião de essa imagem ter sido submetida a Raios X.

  • Revelação histórica


A questão da descoberta da existência dos órgãos internos da imagem é de extrema importância não só do ponto de vista religioso, mas também por ser referência para a Anatomia, já que fornece evidências de como se entendia cientificamente o corpo humano na China, no século X. Um fato muito misterioso é que, um ano antes da importante descoberta dos órgãos de pano no interior da imagem, Meishu Sama fez uma visita ao Templo Seiryo-ji e, diante da imagem de Sakiyamuni, disse que algo seria revelado. E a previsão de Meishu Sama ocorreu um ano depois: exames de Raios X revelaram a existência de órgãos internos na estátua, confeccionados em pano. Verificou-se também que, no espelho localizado no interior da cabeça da imagem havia uma inscrição gravada com os seguintes dizeres: “Suigetsu Kannon”.

  • O encontro dos Três Miroku


Segundo relatos publicados no livro Miyato Shinobite, escrito por Jitaro Moriama, Meishu Sama teria visitado o Templo Seiryo-ji em 29/05/1951, ocasião em que teria falado sobre a importância do lugar, que abriga a imagem de Sakiyamuni. Esse local sagrado corresponde ao número 7 dentro da trilogia de Miroku 5, 6 e 7, na qual 5 corresponde ao Sol, 6 à Lua e 7 à Terra. Dentro desse simbolismo, Meishu Sama estabeleceu que 5 é Kannon (localizado no Templo Messiânico Heian), 6 Amita (localizado no Templo Honenin) e 7 Sakyamuni (localizado no Templo Seiryo-ji), e que da força desses três locais sagrados é que é gerado o poder de Miroku (ou Maitreya − o Buda do Futuro).

Desde antigamente, fala-se sobre o encontro dos Três Miroku como algo envolvido em muito mistério, mas Meishu Sama revela que é o encontro de Kannon, Amita e Sakyamuni, e que dessa força é que nascerá o Reino do Céu na Terra, um mundo de Verdade, Virtude e Beleza, isento de pobreza, doenças e conflitos.

Os três Templos são próximos e estão localizados em Kyoto. Hoje visitamos o Templo Seiryo-ji, dedicado a Sakiyamuni. Já visitamos também o Templo Honenin, dedicado a Amita. Nos próximos dias, iremos ao Templo Heian Kyo, dedicado a Kannon para, assim, completarmos a trilogia revelada por Meishu Sama.

  • O portão do Templo







  • O Templo principal








  • Detalhes do Seiryo-ji


Afrescos na parede interna do Templo Principal





Estátua de Honen (fundador do Templo Honenin), aos 24 anos. Registra o período de sete dias em que esteve em aprimoramento, no Templo Seiryo-ji 




Imagem do artesão chinês Fu Daishi (497-569) acompanhado de seus dois filhos.
Inventor do sutra das prateleiras giratórias 










Fim

3 comentários:

  1. sou messianica ja estive no japao em kyoto me emocionei demais senti como que eu tivesse uma historia de vida naquele lugar.

    sonia magrin


    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Há 10 anos planejo detalhadamente uma viagem ao Japão percorrendo os locais visitados por Meishu-Sama e hoje dia 23 de abril de 2017 tenho a alegria de vê-los pelas visitas do Reverendo Nakahashi. Muito obrigada!

    ResponderExcluir